O que é pré-impressão?
São os processos que antecedem a impressão. Envolvem todas as atividades necessárias para arte final, tratamento de imagens, confecção de matrizes (clichês), provas digitais e analógicas. A pré-impressão para flexografia exige tecnologia apurada e mão de obra especializada.
O que é flexografia?
É um processo de impressão direta rotativa através de formas revelográficas em fotopolímero (clichês), largamente utilizada em impressão de embalagens flexíveis em geral, etiquetas e rótulos. A flexografia se destaca pela capacidade de imprimir em diversos tipos de suporte ou substratos como papel, papel adesivo, plásticos e papelão em variadas espessuras e pela viabilidade de produzir em pequenas e altas tiragens. São utilizadas tintas líquidas de secagem rápida, por luz UV ou não e à base de água ou solventes.
O que é um clichê?
É um composto multicamadas com estrutura de polímeros que permite gravação em relevo por exposição à luz. Este composto é próprio para ser usado como matrizes flexográficas.
Há um tipo de fotopolímero para cada tipo de aplicação, variando as espessuras e durezas de forma a adaptar à máquina, substrato e qualidade de impressão flexográfica.
Limpeza e Armazenamento:
O excesso de sujeira sobre um clichê é um dos inimigos mais comuns da impressão flexográfica e se faz fundamental a sua limpeza para maior durabilidade. Deve-se utilizar o solvente utilizado da própria tinta para a remoção da mesma da superfície da chapa e escova de cerdas macias. A tinta nunca deverá secar completamente sobre o clichê, portanto, a limpeza deverá ocorrer tão logo os clichês forem removidos da máquina de impressão. Limpe toda a tinta das chapas e não exponha as chapas à luz solar direta ou a luz branca excessivamente.
Clichês de fotopolímero podem ser armazenados montados nos cilindros ou desmontados e devem estar limpos para armazenamento;
Após a limpeza unte-os com óleo de silicone para proporcionar uma maior proteção e evitar ressecamento;
Os clichês podem permanecer na posição vertical ou plana;
A área de armazenamento do clichê deve ter uma temperatura ambiente de 25 ºC, longe das fontes de ozônio e protegida da luz do sol;
Os clichês deverão ser embalados com papel kraft, nunca com plástico ou material sintético, pois prejudicam a dispersão dos gases dos solventes. O clichê deve "respirar" ao longo do armazenamento.
|